terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Emagrecendo com responsabilidade.



É com muito prazer que apresento a vocês um parceiro novo do blog.
O Personal Trainer Fábio Rodrigues Lima. Ele é meu amigo pessoal de longa data, aliás foi o cupido responsável por me apresentar meu marido.
Hoje ele vai falar com a gente um pouco sobre como sair dessa inércia que nos impede de levantar o popozão do sofá e ir a luta.
Nosso planejamento é uma vez por semana o Fábio dar uma passadinha por aqui pra dar umas dicas pra gente.
Vamos lá gente vamos empolgar e começar a se exercitar mas com responsabilidade.



Exercício e perda de peso.

 Além de nutrição, o exercício é um componente chave de um programa de perda de peso adequado. Profissionais de Saúde e fitness que oferecem programas de perda de peso estão cada vez mais incorporando o exercício regular e restrição calórica para um melhor controle de peso em seus clientes. 

Pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que a população atual gasta bem menos calorias por dia do que gastava há 100 anos. Atualmente, 70% dos adultos não praticam exercícios físicos regularmente. E é esta a origem de grande parte dos problemas de coração, que já matam mais do que a hipertensão, a obesidade, o colesterol alto, o diabetes e o tabagismo. A vida sedentária pode ser responsabilizada por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral — principais causas de óbito no país.

Segundo os cardiologistas, as atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde em todos os aspectos.
- É possível treinar o coração e usá-lo como um guia para ajudar a obter os resultados desejados. Após uma avaliação clínica, que evita a exposição a alguns riscos, pode-se indicar a melhor atividade e a intensidade de esforço que deve ser praticada, obtendo resultados melhores e mais rapidamente — explicam. 

Ao observar o funcionamento do corpo, especialistas concluíram que há faixas de batimentos cardíacos nas quais o organismo responde de forma diferente a cada uma delas — as chamadas zonas de batimentos cardíacos-alvo ou zonas de treinamento. Existem faixas nas quais a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja: perda de gordura, aumento de resistência física, entre outros. 

Em geral, é indicada a combinação de exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, correr, nadar) com os anaeróbicos (de alta intensidade e curta duração, como musculação). De forma diferente, ambos fortalecem o sistema cardiorrespiratório, além de prevenirem uma série de doenças a curto, médio e longo prazo. 

Quem inicia e consegue manter a atividade física por pelo menos quatro semanas sentirá os efeitos em sua autoestima pelo simples motivo de haver conseguido cumprir o objetivo de realizá-la, e, paralelamente, ao sentir os efeitos objetivos como o bem-estar físico, as mudanças estéticas e os bons resultados médicos. 


Organize seu treino
A fórmula para emagrecer é combinar trabalho aeróbico e de resistência muscular, mas cuidado para não sobrecarregar o corpo. “Você pode ter os dois estímulos no mesmo dia, mas evite fazer uma sessão intensa de corrida depois de malhar pernas”. Nesse dia, prefira trabalhar outros grupos musculares, pois eles precisam de descanso para se recuperar.

Devagar e sempre
Aumentar bruscamente o tempo ou a carga dos treinos é o meio mais rápido para sofrer lesões, não para ficar em forma. “Troque o treino a cada 15 dias, que é o tempo que o corpo precisa para se adaptar”.  A regra para aumentar o peso e as repetições na musculação é conseguir completar todas as séries.

Não estimule a transpiração
Vestir peça por cima de peça para suar mais é bobagem. Primeiro você vai mandar embora água, não gordura, e correr o risco de ficar desidratado. Segundo, a pele não respira e pode apresentar alergias.


ALGUMAS DICAS PARA SAIR DA INÉRCIA:

*     Comece com 20 minutos de caminhada na primeira semana. Aumenta para 10 minutos a cada semana até uma hora a cada dia.
*     Comece cada sessão por cinco minutos de alongamento e caminhada muito lenta 5 minutos. No final retorna para fazer 5 minutos de alongamento dos músculos.
*     Fazê-lo todos os dias (um dia de descanso). A consistência é essencial para obter resultados. Criar um hábito. Você tem que dar um passeio, a pé todos os dias (mínimo três vezes por semana).
*     Andar em linha reta, ereto, sem arquear as costas. Tome cuidado e aprenda a fazer uma boa respiração .
*     Use sapatos confortáveis.
*     Entre em uma academia que tenha bons profissionais, inscritos no conselho da profissão, especializados na área de musculação e ginásticas em geral  e “viva mais e em abundância”...

Quando o objetivo principal é o emagrecimento, tanto os exercícios aeróbios como os anaeróbios deverão fazer parte do programa assim como uma dieta balanceada onde não se reduza mais do que 1 Kg de peso corporal por semana, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para que se alcance um emagrecimento efetivo.
 A dieta e restrição calórica sozinha é capaz de provocar redução na gordura corporal a curto prazo, pois a medida que o tempo passa, o organismo tenta se adaptar a essa nova oferta energética e reduz a sua taxa metabólica basal, podendo também causar perda de massa magra (massa muscular) e não de gordura, como é o objetivo.
 Portanto, tanto o exercício quanto a dieta separadamente podem causar a perda de massa gorda (gordura) corporal, mas tanto a longo prazo como na manutenção da saúde os melhores resultados são alcançados quando utiliza-se os dois combinados.

FÁBIO RODRIGUES LIMA – PERSONAL TRAINER – CREF 7660 G/DF

Um comentário: