quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vitamina C ajuda a perder peso

Como eu semper digo o importante é emagrecer com saúde nada de regimes loucos, e nada de passar fome. Mas um bom aliado é sempre bem vindo né?
Encontrei esas notícia no Saúde é Vital e resolvi compartilhar com vocês.

Foto retirada da internet


Aposte na vitamina C para perder peso

Emagreça com Saúde! 

Um estudo americano acaba de comprovar que doses adequadas do nutriente ajudam a queimar gordura.
Muita gente vive de restrições alimentares, segue direitinho um rígido programa de atividade física e ainda assim se frustra porque o peso, teimosamente, se mantém no mesmíssimo lugar. É o seu caso? Bem, se a resposta for sim, aqui vai uma segunda pergunta: será que você anda caprichando em alimentos ricos em vitamina C? Um não bem redondo talvez explique - em parte, pelo menos - o motivo pelo qual o ponteiro da balança não abaixa de acordo com o esperado. É que uma novíssima pesquisa associa o consumo adequado desse nutriente à maior redução de gordura. 

Foi o que concluíram especialistas do Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. Durante oito semanas, eles analisaram dois grupos de voluntários submetidos a uma hora de caminhada diária. Aqueles que apresentaram boa concentração de vitamina C no sangue tiveram emagrecimento mais significativo do que a outra turma, que desprezou solenemente o ácido ascórbico, o outro nome do nutriente - a queima de gordura foi 25% menor por quilo. 

Tal feito, segundo a nutróloga Carol Johnston, autora da investigação, se deve à carnitina, uma molécula produzida pelo corpo e que tem justamente a função de combater o acúmulo de gordura, botando-a dentro das células para que seja utilizada na produção de energia. "Esse aminoácido, que participa da oxidação de ácidos gordurosos, é sintetizado pela vitamina C", explica. "O mérito dessa pesquisa está em explicar, pelo menos parcialmente, por que algumas pessoas têm maior dificuldade para emagrecer do que outras". 

Ok, o estudo foi feito com suplementação. Ninguém deve fazer uso dela sem indicação de um especialista, mas nada impede que você turbine seu cardápio com a famosa azedinha. Ao contrário. Comece o dia com um suco de laranja no café da manhã, coma uma goiaba após o almoço e encha o prato de vegetais como brócolis e couve-de-bruxelas, temperados com cebolinha na hora do jantar. De quebra, você previne problemas de coração, lesões na gengiva, tumores e outros males do envelhecimento, além de ficar menos suscetível a infecções. Lembre-se, no entanto, de que a vitamina C é a mais frágil entre todas - exposta à luz e a altas temperaturas, parte de suas propriedades simplesmente se evapora. 

Outras boas fontes desse poderoso antioxidante: limão, laranja, acerola, caju tomate e folhas verdes e a batata - sim, ela também conta com altos teores no nutriente. A questão é que boa parte se perde no cozimento. Por isso, os outros vegetais têm larga vantagem no quesito vitamina C. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário